Com a limitação ao uso de barragens, a água é recirculada na usina. Porém, o acúmulo de reagentes, íons e material particulado pode impactar o desempenho da flotação. Objetiva-se investigar o potencial de reuso direto de água na flotação.
Estudo das águas de processos
Itabira
Grupo de pesquisa
Estudo das águas de processos
Área de atuação
Processamento e beneficiamento aprimorado
Coordenador (a)

Iranildes Daniel dos Santos
Doutora em Engenharia Química

Iranildes Daniel dos Santos
Doutora em Engenharia Química
Iranildes Daniel dos Santos é doutora em Engenharia Química pela COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado pela mesma instituição, ambos com foco em flotação e eletroquímica. Graduada em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) fez pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em bioflotação, e na COPPE/UFRJ, em eletrometalurgia e tratamento de efluentes.
Desde 2013, atua como pesquisadora do ITV MI, desenvolvendo projetos nas áreas de hidrometalurgia, pirometalurgia, eletroquímica e tratamento de efluentes aplicados à mineração de metais básicos e ferrosos. É professora colaboradora no mestrado PROFICAM (UFOP/ITV) e coordenadora do curso de Especialização em Beneficiamento Mineral do ITV. Também atua como co-orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ, em parceria com o Prof. Dr. Achilles Dutra.
Projetos relacionados
Projeto
Estudo das águas de processos
Publicações relacionadas