Reduzir os riscos de deformação térmica de trilhos, nas ferrovias operadas pela Vale S.A. (Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás), aumentando a segurança das operações e fornecendo subsídios técnicos e apoio à Engenharia Ferroviária.
Estudo da evolução de tensões térmicas em trilhos
Grupo de pesquisa
Estudo da evolução de tensões térmicas em trilhos
Área de atuação
Eficiência operacional
Coordenador (a)

Eleir Mundim Bortoleto
Doutor em Engenharia Mecânica

Eleir Mundim Bortoleto
Doutor em Engenharia Mecânica
Eleir Mundim Bortoleto é doutor (2015) e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica e Sistemas Mecânicos pela mesma instituição. Atua como pesquisador do ITV MI integrando o Grupo de Tribologia.
Tem sólida experiência em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico nas áreas de tribologia, simulação numérica e computacional, método dos elementos finitos, dinâmica molecular e modelagem multiescala de fenômenos interfaciais. Também atua em temas como tratamentos térmicos, desenvolvimento de novos materiais, tensões residuais, transformação de fase e desenvolvimento de softwares para engenharia.
Projetos relacionados
Projeto
Estudo da evolução de tensões térmicas em trilhos
Projeto
Desenvolvimento de materiais para corpos moedores – planejamento e execução de teste industrial em Itabira
Projeto
Aumento da vida útil de grampos de fixação ferroviários: uma abordagem numérico-experimental do comportamento mecânico e das propriedades do material
Projeto
Análise numérico-experimental da vida de dormentes ferroviários de aço: efeitos sinérgicos de fadiga, corrosão sob tensão e desgaste
Publicações relacionadas